Foi aprovada proposta para que português seja língua oficial na ONU

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou no dia 1 de novembro de 2016, em Brasília, que na XI Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi aprovada uma proposta para que o português seja uma língua oficial nas Nações Unidas (ONU).
Marcelo Rebelo de Sousa disse que a proposta não consta da declaração final da cimeira da CPLP, mas foi aprovada por aclamação, e adiantou que foi feita pelo Presidente do Brasil, Michel Temer.
O chefe de Estado português fez este anúncio numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, António Costa, declarando: "Desta cimeira também saiu uma proposta concreta para que o português passe a ser uma língua oficial nas Nações Unidas".
O futuro secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que gostaria de ver o português tornar-se uma das línguas oficiais desta organização.
Questionado em Brasília sobre que papel terá a língua portuguesa quando for secretário-geral da ONU, António Guterres respondeu: "Eu suponho que essa não é uma questão do secretário-geral, é uma questão da CPLP, dos países de língua portuguesa. Sei que existe essa aspiração, e essa é uma aspiração muito importante".
Atualmente são seis as línguas oficiais da ONU: o castelhano, o inglês, o mandarim, o russo, o francês e o árabe.
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *